Como corrigir o erro “cartão SIM não detectado” no Android

Existem vários motivos pelos quais o seu dispositivo Android não lê o cartão SIM. Algumas possíveis causas podem ser que você não inseriu o cartão SIM corretamente ou o dispositivo Android está com um problema de software. Seja qual for o motivo, uma solução precisa ser encontrada rapidamente.

Aqui estão algumas correções para os momentos em que o seu telefone Android não consegue detectar o cartão SIM.

O básico

Se o que está causando o erro no cartão SIM for um problema de software, às vezes uma simples reinicialização é tudo o que é necessário para corrigir o problema. Pressione longamente o botão liga / desliga até que a janela pop-up apareça com a opção “Reiniciar”. Toque nele para reiniciar o telefone. Se o telefone não vier com a função “Reiniciar”, desligue-o, aguarde trinta segundos e ligue-o novamente.

Outra solução simples nas versões mais recentes do Android é ver se o seu cartão SIM está realmente ligado. Para fazer isso, vá para “Configurações -> Rede e Internet -> Cartões SIM” e toque no controle deslizante ao lado do cartão SIM para que ele fique “Ligado”.

Fix-no-sim-card-detectado-android-sim-card-on

Alterar o modo de rede para automático

Modificar o modo de rede para automático é outro método que você pode tentar. Você pode fazer isso indo em “Configurações -> Redes móveis -> Modo de rede” e escolhendo a primeira opção, que será LTE / WCDMA / GSM (conexão automática).

sim-rede

Escolha a Operadora de Rede Correta

Se a operadora de rede com a qual você está não for a selecionada nas configurações do seu dispositivo Android, você definitivamente receberá o erro do cartão SIM. Para ter certeza de que você tem o caminho certo, vá para “Configurações -> Redes móveis -> Operadores de rede -> Redes de pesquisa”. Quando o seu dispositivo Android terminar de pesquisar e exibir os resultados, toque em sua operadora.

Insira suas configurações de APN na rede manualmente

Se os dois métodos acima não funcionarem, é possível que o seu cartão SIM tenha perdido completamente o contato com a rede à qual ele deveria estar se conectando. Se isso acontecer, talvez seja necessário inserir as configurações de APN da operadora de rede manualmente.

Em um dispositivo moderno Android (9.0 Pie em diante), você faz isso indo em “Configurações -> Rede e Internet -> Rede móvel -> Avançado -> Nomes de pontos de acesso”, em seguida, clicando no ícone “+” no canto superior direito canto.

Neste ponto, você precisará entrar em contato com seu provedor de rede para obter as configurações de APN necessárias para entrar aqui ou verificar on-line para ver se o seu provedor de rede foi publicado. Também pode ser uma boa ideia fazer uma captura de tela e salvar suas configurações de APN para que você possa consultá-las rapidamente se tiver problemas novamente.

Remova o cartão SIM e a bateria

Outra solução básica que você pode tentar é remover a bateria (se for removível) e o cartão SIM. Antes de o fazer, certifique-se de que desativou o seu dispositivo Android. Depois de remover tudo, aguarde cerca de um minuto e insira novamente tudo novamente.

Deixar cair o telefone é uma prática comum, mas mesmo que não sofra danos, o cartão SIM pode ter saído do lugar. Um método barato e único que muitos tentaram é adicionar papel ou fita para obter um ajuste mais apertado. Isso geralmente faz com que o cartão SIM se encaixe bem e fique firme e resolve o problema.

Tente usar seu telefone no modo de segurança

Infelizmente, nem todas as aplicações instaladas são legais. Alguns aplicativos podem causar mais danos do que benefícios e causarão esse erro. Inicialize seu dispositivo no modo de segurança.

Fique em modo de segurança por algumas horas e veja se você continua a ter esse problema. Se não, tente lembrar os últimos aplicativos instalados e desinstale-os. Saia do modo de segurança e veja se você continua tendo esse problema.

Solução de modo de avião

Se você já tentou todas as correções básicas acima, e tem certeza de que o cartão SIM não é o culpado, é hora de experimentar a solução do modo Avião. Deslize para baixo a partir da parte superior do seu monitor (uma ou duas vezes dependendo de onde você colocou o ícone) e ligue-o.

sim-avião

Dependendo da versão do Android que você tem, você pode ou não receber uma mensagem de aviso ao ativar o Modo Avião. Habilite-o e deixe-o por cerca de trinta segundos ou mais. Ao desligá-lo, o seu dispositivo Android começará a procurar por uma rede, e esperamos que o erro do cartão SIM seja corrigido.

Corrigir o erro do cartão SIM, limpando o cache

Limpar o cache do seu Android para tentar corrigir o erro do cartão SIM não é extremamente simples. Vá para “Configurações -> Armazenamento -> Armazenamento interno -> Dados em cache”. Quando você toca em dados em cache, você receberá um pop-up dizendo que isso vai limpar o cache para todos os aplicativos no seu dispositivo. Basta tocar em “Excluir” para passar com isso.

sim-cache

Conclusão

Se houvesse apenas uma maneira de saber o que está causando o erro no cartão SIM desde o início e não ter que perder tempo tentando métodos diferentes. Infelizmente, até que o dispositivo Android mostre uma mensagem informando qual é a causa, o método de tentativa e erro é tudo o que você tem. Qual é o primeiro método que você tenta quando recebe este erro? Compartilhe suas dicas conosco nos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *